Designação
Para que o graduado esteja habilitado a trabalhar em mais de uma área profissional, os cursos da UP devem ter currículos organizados em áreas de concentração maiores (major) e menores (minor). O diploma da Licenciatura tem a designação da Licenciatura major de acesso e é indicado o curso minor realizado.
Para o curso de Gestão Ambiental e Desenvolvimento Comunitário, é oferecida uma saída profissional, ou seja um minor Ecoturismo.
Deste modo, a designação do curso é Licenciatura em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Comunitário. O curso oferece habilitações em Ecoturismo e Gestão Ambiental. Para que o curso seja completo o estudante é obrigado a escolher um dos Minors.
Objectivos gerais do curso
Os objectivos gerais do curso de Gestão Ambiental e Desenvolvimento Comunitário são:
- Formar profissionais de nível superior em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Comunitário para responderem às necessidades do sector ambiental, desenvolvimento comunitário, planificação e afins;
- Formar técnicos superiores na área da Gestão Ambiental e Desenvolvimento Comunitário capazes de dinamizar o processo do desenvolvimento sustentável;
- Desenvolver nos estudantes capacidades, habilidades e atitudes para de forma crítica e aprofundada planificar a gestão dos recursos naturais da comunidade;
- Formar quadros superiores capazes de pesquisar os saberes no campo das ciências Ambientais e afins, contribuindo para a inter-relação sustentável entre a Sociedade e a Natureza;
- Proporcionar formação a nível major em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Comunitário e minor em Ecoturismo;
- Contribuir para uma formação deontológica, consubstanciada numa sólida educação moral e cívica.
Perfil profissional
A Licenciatura em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Comunitário tem em vista proporcionar ao estudante uma formação sólida teórica e prática, possibilitando-o adquirir e desenvolver competências para a Gestão Ambiental e Desenvolvimento Comunitário (major) ; identificar problemas de Gestão Ambiental e Desenvolvimento Comunitário (major), elaborando projectos individuais ou colectivos, com vista a encontrar soluções que nos levem a um desenvolvimento sustentável.
As tarefas ocupacionais do Licenciado em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Comunitário (major) são:
- participar na Gestão Ambiental e Desenvolvimento Comunitário (major) e em instituições afins;
- trabalhar nos serviços públicos, privado e ONGs ligadas a Gestão Ambiental e Desenvolvimento Comunitário, nomeadamente na gestão dos recursos naturais, avaliação dos impactos ambientais, no desenvolvimento de pequenas, médias e micro empresas ligadas a gestão dos recursos naturais e provisão de serviços sociais às comunidades.
Os sectores de trabalho do Licenciado em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Comunitário (major) são:
- Os licenciados do curso de Gestão Ambiental e Desenvolvimento Comunitário estarão habilitados a trabalhar nos serviços públicos (de nível nacional, Provincial, distrital, local), no sector privado e ONGs (nacionais e internacionais) na qualidade de assessores para a planificação, gestão sustentável dos recursos naturais, desenvolvimento de instâncias turísticas, avaliação dos impactos ambientais, desenho e implementação de projectos de desenvolvimento e provisão de serviços sociais às comunidades.
Duração do curso
O curso de Gestão Ambiental e Desenvolvimento Comunitário (major) e Ecoturismo (minor), tem a duração de 4 anos, correspondentes a 8 semestres e a 240 créditos.
Descarregue aqui o currículo integral do curso.